quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Acaso.

Segunda-feira 27 de dezembro, o trânsito das 17 h como sempre caótico. Eu, voltando para casa curtindo o som pela sintonia do rádio do carro, parei na Folha FM e fiquei ouvindo o programa Momento Cultural, apresentado pela dupla Saulo Gomes & Linna Fernandes. O convidado da tarde foi o Cantador Santana. Para minha grata surpresa, ouvindo seus ‘causos’ e sua maneira genuína de ser pernambucano e bom sertanejo, fiquei matutando suas respostas acerca da vida, do futuro e da nossa realidade cultural. Se tudo que é humano é filosofia, eu também avistei uma espécie de sociologia nordestina. Em dado momento se questionou os anseios para o Novo Ano em poesia. Eis que o Cantador Santana, ao vivo, vaticinou em forma de música:

"Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo inclusive nada.
Se avexe não, a lagarta rasteja até o dia em que cria asas.
Se avexe não, que a burrinha da felicidade nunca se atrasa.
Se avexe não, amanhã ela pára na porta da sua casa...
Se avexe não, toda caminhada começa no primeiro passo, a natureza não tem pressa
segue seu compasso, inexoravelmente chega lá.
Se avexe não, observe quem vai subindo a ladeira, seja princesa ou seja lavadeira, pra ir mais alto vai ter que suar".

E nesta agradável conversa ele fez uma citação de autoria desconhecida, que praticamente põe sob a luz da verdade algumas questões que tanto afligem a humanidade. No que tange os acontecimentos que nós por muitas vezes parafraseamos: Nada é por acaso. Segundo a observação de Santana - e minha desde aquele momento - "Acaso, disse alguém, foi o pseudônimo que Deus usou quando não quis assinar suas ações".  E essa frase tem um sentido bem mais amplo se analisada indivisível. Cada um de nós tem seu destino traçado. Por muitas vezes caímos e praguejameos por todo século, amém. Na verdade, e em verdade vos digo, nada é por acaso. Nada mesmo. Cada experiência de nossa vida tem causa e reação. E se nós arquivarmos em ensinamento cada um desses episódios, não pisaremos em falso pelo menos naquele erro, novamente.

Resumo da opereta: Viver cada dia por dia. Sem antecipar nada. Lembrar sempre dos 3 olhares: o Ontem para aprender; o Hoje para viver, e o Amanhã para sonhar. É vero!

E, por mais que faltem 02 dias para o Novo Ano, não custa e não paga para repetir: Feliz 2011.

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...