segunda-feira, 30 de abril de 2007

Ação e Reação.

O ser humano tem que se conscientizar que o acaso não existe e que um futuro promissor depende das boas ações praticadas no presente.

Açãoato o efeito de agir. Manifestação de uma força, de uma energia, de um agente.
Em termos espirituais, A ação inteligente do homem é um contrapeso que Deus dispôs para estabelecer o equilíbrio entre as forças da Natureza e é ainda isso o que o distingue dos animais, porque ele pratica a ação com conhecimento de causa. (Equipe da FEB, 1995)

Reação - Ato ou efeito de reagir. Resposta a uma ação qualquer. Comportamento de alguém em face de ameaça, agressão, provocação etc.
Em termos espirituais, a reação é a conseqüência que a ação humana acarreta ao ser defrontada com a Lei Natural.
Bom, depois do breve enunciado - venhamos e convenhamos - todos nós sabemos o peso e o preço de cada palavra. Quando abrimos mão da descrição e passamos de espectador para instrumento que provoca a ação, surge a única certeza: A reação virá. E virá com intensidade superior a ação, tendo em vista ter sido provocada pelo agente (nesse caso nós)... Ah, querem provas? Vamos lá: A natureza vez ou outra reage. E não escolhe momento conveniente. Ela reage conforme a intensidade da ação porventura sofrida. A reação nada mais é do que uma resposta da natureza às nossas ações. Reações estas baseadas na lei natural.
O raciocínio poderia ser expresso assim: há uma ação que provoca uma reação; a ação da reação provoca uma nova reação; a ação da reação da reação provoca outra ação. A isso poderíamos denominar de cadeias de ação e reação.
A filosofia hindu chama essa cadeia de Carma, ou seja, o somatório do mérito e do demérito de todas as ações praticadas pelo indivíduo.

Esse ensinamento básico, popularmente conhecido como Bumerangue serve para nossa relaçao interpessoal. Sejam os amigos, familiares, vizinhos, colegas... Tudo que provocamos será sentido também por nós.

E Esse post de hj tem destino certo. Vai pra 4 almas encarnadas. 04 defuntos ainda vivos. Pronto, dei um motivo maior para vocês visitarem meu BLOG.

Um comentário:

Raimundo Nonato Martins Junior disse...

cara gostei do teu blog. Vamos fazer um para a família cancão.

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...