domingo, 22 de abril de 2007

O parque de Boa Viagem II

www.sartorialart.com/Oscar-Niemeyer_img.jpg



Falando sério agora: Toda celeuma criada em razão do parque expõe algumas fissuras no desejo VERDE social agora assumido desde criancinha pelos moradores da zona sul. Ora, é claro que existem outros locais onde a obra de Oscar Niemeyer seria bem recebida. Só não se entende é que o espírito verde deveria inspirar também em mudas de árvores nas frentes dos prédios, nos canteiros das avenidas, na adoção de praças e espaços públicos...Chego a ficar estupefato com tantas vozes protestando contra a obra. É óbvio que o verde sempre será bem vindo em qualquer lugar, afinal é de imperiosa medida a existência do verde nos espaços urbanos. O que tem de ser levado em conta é que o "parque dona Lindú (que nome é esse)" não pertencerá a Boa Viagem, basta ver que o parque da Jaqueira não pertence só a Jaqueira, pertence ao povo do Recife, aliás, ao povo em geral, independente de seu domicílio. E creditem a mim também essa opinião, afinal moro no bairro de fato (Setúbal) onde o parque será instalado. E ainda, vejo que possuir uma obra de Niemeyer é motivo de orgulho, já que se trata de um dos maiores arquitetos do mundo.
Entendo a preocupação de alguns moradores do lugar. Construir um palco ou lojas no seu entorno, é abrir aquela região para um maior número de transeuntes que destoariam à paisagem bucólica daquele pedaço recifense. Só esqueceram um detalhe: As linhas de Niemeyer valorizam todo e qualquer imóvel instalado na circunvizinhança. E isso é fato. Aguardemos então as cenas dos próximos capítulos.

Um comentário:

Tom disse...

Ôh povinho ridículo, esse povo de Recife, viu!
Se fosse mais uma pica de Brennand, garanto que todos estaria aplaudindo e pedindo bis de rola... alías, seria capaz até de serem feitos bancos no mesmo formato para que todos os recifenses se sentissem orgulhosos de sentar em tal obra fálica!
Ôh povinho ridículo!
Tom

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...