segunda-feira, 12 de março de 2007

Recife e Olinda. É festa.

Estamos vivenciando o aniversário de duas senhoras cidades, ou seriam cidades senhoras? Deixemos pra lá as perguntas tolas. O que importa é que hoje é festa. Eu, um baiano pernambucano metido a besta, vez ou outra me sinto no rincão natal, nos meus grotões pátrios. Petrolina e Juazeiro parecem muito com os formatos de Recife e Olinda. Penso eu que são clones da criação de algum purtuga ou Galego. Recife cosmopolita, voltada ao trabalho e geração de riquezas, imitada solenemente por Petrolina... Olinda, contemporânea, rica culturalmente multicultural, e de bem com a vida, tal qual o município baiano de Juazeiro...


Voltando ao tema, as aniversariantes merecem ser festejadas, pena que as mazelas sociais condenam o que de melhor as duas cidades possuem. Muita criança em sinal, muito bandido nas ruas, muita pobreza, muita violência... Contudo – penso eu – em breve um cristão terá a coragem de resolver isso. Gostaria muito de assistir Olinda e Recife plenamente curados e livres do abismo social que tanto as afligem, nos afligem... Não seria pedir demais apenas que acabassem com a pobreza? Nada mais justo afinal a pobreza é mãe da violência e madrinha da desigualdade.
Festejemos e façamos uma reflexão ao mesmo tempo!

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...