sexta-feira, 15 de junho de 2007

A casa da Rua - III Capítulo.

Desde a estréia da série "A Casa da Rua" que tudo gira ao redor de comida. Sempre cito mesas nesses episódios, e isso não é alusão à gula, garanto. É que a cancoada é chegada numa alimentação equilibrada. Buxada de Bode, Surubim, Maxixada, Sarapatel, Mão de vaca, cozidos, etc... Portanto, não estranhe no capítulo de hoje constar mesa também.

Como de praxe, estava a família reunida sobre a mesa de virola bruta, degustando um prato da cosine Francesa, BODE COZIDO. Os filhos do casal conversavam animadamente, cada um agarrado em algum osso do ruminante, e os netos brincavam sob a generosa mangueira da casa de Maria Dias, aguardando a hora de almoçarem também.
Eis que Gracimilda, vulgo Pilba foi até o quintal alimentar seu plantel de pintos de dia (aqueles coloridos tipo Azul, verde e róZo !!!!). Depois de jogar a ração (resto de verduras e sobras de mesa), ela aconchega-se na cadeira de balanço e fica a cheirar seu torrado verpertino...
Samella Soraya, neta de Maneca e filha de Nailê - a ébria, vai até o quintal e começa a brincar no Pilão de Baraúna que vovô utilizava para fazer temperos e especiarias... Passados alguns minutos, Nailê vai até o pilão para supervisonar o que a doce Soraya fazia naquela tarde amena. Antes de chegar ao local, ouve Pilba gritar:

- Xoréia, Xoréia... Oh Noxinhora, faz isso o fio a galinha não!

E Soraya com toda força batia o pilão. Nailê chega naquele instante e vê a brutalidade infantil de sua filha, que com ares de Hitler do Sertão, acabara de cometer um Pinticídio, ao esmagar um pobre pintinho. Pilba só fazia chorar (não de pena, mas de prejuízo), e Nailê - Mãe zeloza - Pega o que sobrou do pinto, que naquele momento já era uma folha de Pinto, e segue ofegante à mesa:

- Gente, vejam como minha filha é inteligente, olhe o que ela fez no pilão de papai...

Todos boquiabertos com tamanha crueldade não tinham voz. Eis que o velho Maneca brada:

- Nailê, Soraya acaba de cometer uma atrocidade com o pinto e tu chama de inteligência?

Nailê retruca no ato:

- Mas Papai, o que estou mostrando é que ela é observadora. De tanto vê o Senhor usar o pilão, ela soube manusear direitinho...
NOTA DO AUTOR:
Os pintos do Plantel Cancão pertenciam a Durico Sales, pai de Sharllys Douglas. Gracimilda Vulgo Pilba apenas administrava a prole galinácea, e ficou atacada após o pinticídio. Satisfeito Sharllys?

3 comentários:

Anônimo disse...

Engasguei de rir!!!

Rainha Mab

Unknown disse...

Sidney, mais uma vez venho te corrigir quanto ao episódio 'PINTORESCO'. Os finados, afinal foram dois pintos, perteciam ao saudoso Durico - meu pai, esposo de Gorete, filha de Leobina e Maneca.

Unknown disse...

Sempre satisfeito quando as histórias são relatadas tal qual a realidade. Agradeço pela compreenção à minha defesa pela originalidade.

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...