quarta-feira, 30 de maio de 2007

Divas da MPB

Lembro que na tenra infância, cresci ouvindo meus pais curtindo uma infinidade de músicas e os mais diversos artistas. Papai adora Roberto Carlos, Julio Iglesias, Martinho da Vila, Chico Buarque. Já mainha ouvia Bethânia, Gal, Rita Lee, Caetano, Gil, etc... Eu particularmente achava um saco de que ouvir por tabela TODA COLEÇÃO de Maria Bethânia. Não esqueço das vezes que implicara com a altura do som - quando na verdade eu não gostava de Bethânia - e por vez ou outra ela ignorava meus protestos... Mas eu cresci. Descobri Bethânia quando ouvi Reconvexo - maravilhosa composição de Caetano - e acabei virando fã não só dela, mas de todas as divas que minha mãe ouvia. Fui encontrando estórias nas músicas que explicavam as lágrimas que rolaram na face de minha mãe. E aprendi a entender o que era o CASAMENTO...
É incrível como cada letra explica, expõe, reivindica os espaços que são únicos. E me apaixonei pela MPB. Nesse meio tempo entre adolequencia e adolescência, fui notando que muita gente boa surgia no celeiro da musicalidade brasileira. Muitas vozes são cópias fieis de artistas já consagrados. E poucos, muito poucos, têm estilo próprio. Posso citar como novidade mesmo Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Jota Quest, Zélia Duncan, Vanessa da Mata, etc.
E nesses etcs, destaco uma cantora que é excelente. Não questiono a personalidade dela, tendo em vista que é parte acessória do artista, mas o que dizer de Ana Carolina? A mineira é retada. Cada disco dela tem 14 em cada 14 obras que de fato estouram nas rádios. E ela consegue atingir as mais diversas gamas sociais ora existentes.
Ouvindo a última obra – 02 quartos – encontrei várias composições excelentes, mas vou destacar uma que tem endereço certo. Tem destino exato. De inexato basta minha volubilidade em perenizar o que na verdade busco. Entenderam essa última frase? Não? Que pena. Basta uma pessoa entender. É vero!
" Tolerância - Ana Carolina - 2006"
Como água no deserto
Procurei seu passo incerto
Pra me aproximar
A tempo...
O seu código de guerra
E a certeza que te cerca
Me fazem ficar atento
Não me importa a sua crença
Eu quero a diferença Que me faz te olhar
De frente
Pra falar de tolerância
E acabar com essa distância Entre nós dois
Deixa eu te levar
Não há razão e nem motivo Pra explicar
Que eu te completo
E que você vai me bastar
Tô bem certo de que você vai gostar
Você vai gostar...
Como lava no oceano
Um esforço sobre-humano
Pra recomeçar - Do zero...
Se pareço ainda estranho
Se não sou do seu rebanho
E ainda assim
Te quero
É que o amor é soberano
E supera todo engano
Sem jamais perder O elo
E é por isso que te espero
E já sinto a mesma coisa em seu olhar
Deixa eu te levar
Não há razão e nem motivo Pra explicar
Que eu te completo
E que você vai me bastar, eu sei Tô bem certo de que você vai gostar.
Você vai gostar...

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...