segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dura Lex, Sed Lex.

A Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais preconizados pela Doutrina Espírita para explicar as contingências ligadas à vida humana. Também é conhecida na literatura espírita como Lei da Causalidade. Segundo ela, a todo ato da vida moral do homem corresponderia uma reação semelhante dirigida a ele, criando-se, assim, algo similar ao "cosmos ininterrupto de retribuição ética", a que alude Max Weber em Economia e Sociedade.

A Lei de causa e efeito, segundo a compreendia Kardec, distanciava-se da concepção de Karma, erroneamente difundida no ocidente, por não admitir o determismo.
Esta lei procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um "motivo justo", e uma "finalidade proveitosa" para todos os acontecimentos com que se depara o homem, inclusive o sofrimento.
Na Física se estuda com freqüência a lei da ação e reação, ou a Terceira Lei de Newton, que tem o seguinte enunciado: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B.
O que permite concluir que na natureza não existem forças solitárias, e sim uma série de sistemas de compensação, onde uma força sempre encontrará uma outra na mesma direção e sentido oposto. Através desta abordagem, e entendendo que uma ação pode ser representada como uma causa, ou um estímulo que parte do indivíduo para o meio, e que o efeito pode ser entendido como uma reação, que retorna do meio para o indivíduo, pode-se afirmar que a Lei de causa e efeito é análoga à Terceira Lei de Newton.
Em resumo... Sumo... enfim: É a lei.

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...