sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A Casa da Rua - X Capítulo

É um foguete? Um cangaceiro? Um vingador? Não. É Um Cancão!
Atendendo a 587 apelos em forma de e-mails, fax, outdoor e abaixo-assinados, segue no texto tudo, eu disse TUDO acerca de um passáro muito íntimo de nossa raça:
(Colaboração do Comendador Sharllys Acendedor Royal)
Nome Vulgar: Gralha cancã
Nome Científico: Cyanocorax cyanopogon
Classe: Aves
Gênero: Cyanocorax
Espécie: cyanopogon

Descrição: Também conhecida como Gralha quem quem, Gralhão, Gralha cancão e Pion pion. Seu manto é cor de fuligem ao invés de azul escuro, asas e cauda negras, barriga, ponta da cauda, nuca e parte das costas de cor branco puro. Possui uma malha azul marinho acima e abaixo dos olhos e há uma barbicha de igual cor que se encontra na raiz da mandíbula. Tamanho médio 31cm. É onívoro, alimenta-se de insetos, pequenos répteis e gosta muito dos frutos suculentos do cactus mandacaru. Faz ninhos difíceis de serem encontrados e em árvores altas, com formato de tijela larga e forrado com folhas secas, põe cerca de 3 ovos, que choca durante 2 semanas e meia. Vive em bandos. É uma das aves mais inteligentes, só superada pelas araras e papagaios, com estratégias de alimentação diversificadas, é muito curiosa e barulhenta. É hábil no vôo acrobático. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos. É a "voz da caatinga". Habita cerrado denso, cerradão, lugares não muito fechados de matas de galeria e na caatinga. Encontrado exclusivamente no Brasil, do sudeste do Pará, Maranhão e Ceará para o sul até Goiás, leste do Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Apesar de ser uma ave típica do semi-árido nordestino, tem-se expandido no Sudeste do Brasil por conta do desmatamento, já encontra-se instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Rio de Janeiro.
Origem: Renctas

2 comentários:

Unknown disse...

O nobre colaborador agradece!

RAINHA MAB disse...

Vc eh um cara de pau!!! Soh para não escrever de próprio punho expões as mazelas aviárias da nossa família!!!! Isso é uma ignomínia!!

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...