segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sushi ou Xuxis, sei lá...

O mundo contemporâneo de vez em quando me prega peças...

Quanto atraquei minha Nau - Caravela Nasal - em terras pernambucanas, o povo que eu andava vivia citando sushis e Sashimis, isso lá nos idos de 1996...
Eu acostumado com os exóticos pratos do sertão: Carne de sol, bode, macaxeira, coisinhas do tipo, e claro, alguns pratos da cuisine française e Cucina italiana que mamãe nos apresentara desde cedo, resisti o máximo que pude a degustação de tais salamaleques orientais.
O tempo passou, provei, e acabei gostando.

O tempo voltou, e lembrei de uma estorinha: Tinha uma colega que era (é) metida à contemporânea (e extemporânea) e resolveu marcar um tal jantar desses, onde sushis e acompanhamentos eram o prato da noite. Eu BURRO de doer na hora da compra dos ingredientes fui buscar o tal arroz, a tal alga e as condimentações. Tudo certo? Talvez...
O Sushiman achou estranho o arroz, tendo em vista que eu comprei uncle bens em saquinhos individuais (Já que a embalagem mostra arroz em pequenas porções), e imaginei que: Pequenos saquinhos = a bolinhos de sushi. tsc tsc tsc... O arroz não prestou. Usou-se um de reserva que o sushiman tinha. O saquê era um litro. Molho Shoyo eram 02 garrafinhas... Comprei 01 litro de Shoyo e duas garrafinhas de cachaça artesanal (eu não achei saquê) E por ai vai. Acontece que eu tomei umas duas doses de Cachacinha só pra esquentar a noite e inventei de também preparar uns sushis de tanto ver o sushigay, digo, sushiman trabalhar.
- Tinha um troço lá que parecia pasta de hortelã (raiz forte - eu não sabia), que é que fiz? Enrolei junto ao kani e a manga verde.
- Tinha uns pedacinhos de gengibre, o que é que fiz? Coloquei junto às finas fatias de salmão e queijo... Só que como bom besta que sou, resolvi apenas provar os sushis que o outro fez - não sou burro de provar os meus - Daqui alguns segundos de degustação, a galera começa a ir pro banheiro, pedir água com gelo, descer o pau a tomar coca.
Um dos convivas começa a ficar vermelho, cheio de manchas no rosto, sentindo falta de ar... Eu sabia que era obra minha... Afinal, ninguém lembrava o que de fato comera, tendo em vista que o molho shoyo disfarça o sabor no primeiro momento...
A pobre da minha amiga vendo todo esmero se exaurir em desculpas, e eu já totalmente grogue falei: "Deve ser culpa do papel crepom verde!"
Até a publicação desse post ninguém sabia da verdade.
É assim mesmo. Quem mandou inventar essas frescuras de noite do sushi hein?

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...