quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ana das Carrancas.

Artesã Ana das Carrancas morre em PetrolinaPublicado em 01.10.2008, às 10h16 por Roseane Albuquerque - Núcleo SJCC/Petrolina
A foto que postei anteriormente, foi retirada por conter direitos autorais. O autor é BRABO, mas depois de 5 minutos de conversa mostrou que é gente boa.

Morreu na manhã desta quarta-feira, a artesã Ana Leopoldina dos Santos, 85, mais conhecida como Ana das Carrancas. A "dama do barro", como era carinhosamente chamada pelos petrolinenses, estava com a saúde fragilizada desde 2004, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em Brasília, onde ela foi recebida pelo presidente Lula para ser homenageada com a mais alta comenda que um artista ganha no país, ela disse: 'olha só onde o barro me trouxe'. Era uma apaixonada pelo que fazia", comentou uma das filhas, Maria da Cruz Santos.
Uma das grandes características da artista era a carranca com os olhos vazados, uma homenagem ao segundo marido - José Vicente de Barros -, que é cego.
As obras de Ana das Carrancas são bastante requisitadas em feiras e exposições país afora. Suas carrancas ganharam o mundo. Em Petrolina, em 2000, foi inaugurado o Centro de Artes Ana das Carrancas, no bairro da Cohab Massangano.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...