domingo, 5 de outubro de 2008

E tudo começou nesta carta...





Carta Aberta à Família Cancão

Prezados membros de tão extensa família: Petrolina é uma cidade relativamente nova em vista de tantos outros municípios pernambucanos. Entretanto, temos a vantagem de ter crescido graças a visão de grandes homens que acreditavam no potencial desta terra abençoada. Citarei dois baluartes históricos: Dom Malan e Nilo Coelho.

Entretanto, é salutar que lembremos alguns detalhes importantes para o crescimento da pequena Petrolina nas primeiras décadas de sua história. Os operários que contribuíram e construíram essa cidade no inicio do século passado, eram japoneses? Italianos? Sulistas? Norte-americanos? Não meus amigos. A mão de obra pesada ficou para os verdadeiros braços fortes da passagem do Joazeiro. Quantos Cancãos (ou cancões) labutaram sol-a-sol, presentes na construção das avenidas e ruas desta cidade? Incontáveis sertanejos... Quantos bons homens e mulheres de nossa família carregaram pedras da localidade do caldeirão da raposa, trazendo os rochedos de granito puro na cabeça, ajudando na construção do templo sagrado da Catedral? Foram os estrangeiros que fizeram isso?

E ainda, Foram os sulistas que ligavam e desligavam a energia elétrica de nossa terra pátria quando não havia CHESF ou CELPE?

Não meus amigos. Fomos nós através de nossos antepassados.

Foi a família Cancão que curiosamente não foi citada em nenhuma biografia ou livro que conte a história de Petrolina.
Baseado nesses fatos e nessa omissão histórica, eu conclamo a todos vocês que pensem e reflitam essa chance que as eleições desse ano nos oferece. Eleger Júlio e Domingos para governar a Nova Petrolina que está por vir, é a garantia do resgate histórico que Petrolina nos falta. A hora é essa. Escrever esse capítulo garantirá que colheremos em breve tempo uma cidade melhor para nossos filhos e netos, e orgulhosamente, com a participação de um CANCÃO preparado para colaborar com o futuro desta capital do São Francisco.

E quanto a vocês Júlio e Domingos; A nossa família comparecerá maciçamente no dia 05 de outubro e ajudará mais uma vez a escrever um novo capítulo dessa história. Caberá a vocês dois o novo traçado do futuro. Esperamos e confiamos que as propostas tão debatidas nesses últimos dias sejam de fato, compromissos plenos para a construção de uma vida melhor para o povo de nossa cidade, sejam eles da família Cancão; sejam filhos natos, adotados ou órfãos desta cidade abençoada por Deus. Sucesso Júlio e Domingos. Serenidade, altivez, humildade e garra nessa etapa final da construção de um novo tempo.


Muito Obrigado.

2 comentários:

RAINHA MAB disse...

Prá doido só madeira, viu, menino maluquinho?

E fique sabendo o senhor que cancão que é cancão acha que 'humildade ' é somente a grafia errada da palavra 'umidade', a exemplo da frase ' o sertão nordestino é uma região de pouca humildade ', entendeu?

Portanto corrija o final da carta e vá levando em consideração o meu silêncio, estou aprontando meu dvd.

RAINHA MAB disse...

Vc só não vem se não quiser. Vou deixar o tel no orkut, ok?

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...