terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Chegastes, 2013?


Olá 2013. Que bom que chegastes. E tantos disseram que você não viria, imagina. Então novo ano, tenho algumas observações a fazer, pedidos e considerações que devem ser ponderadas por você. 

- Tenho cá comigo, um rol de pessoas que convivo que em certas horas me causam náuseas. Como não posso e sequer tenho o direito de julgá-las, optei por não ficar na mesma rota delas. Fiz mal? Acho que não. Isso evita outra rota, a de colisão... 
(imagem pertencente a http://fbca.org/)

O que fiz no ano que terminou, pensei bastante. Aliás, para ser mais exato, comecei a permitir que minha personalidade fosse mais eloquente. Não quero ao meu lado amargor, picuinhas, fofocas, maledicências e desamores. Nem dissabores. Quero o novo, o inesperado, o estímulo de reconhecer e conhecer, até as mesmas pessoas, claro, não fecho em copas as possibilidades... Quero também que meu caminho seja desconhecido para pessoas de índole duvidosa e também para pessoas falsas, mentirosas, invejosas e traiçoeiras. Pessoas que mentem, que são dissimuladas, que pregam uma coisa e fazem outra totalmente oposta, embarquem no portão diferente do meu. Não desejo vocês no meu mundo, fiquem nos seus, é bem mais fiel a personalidade de vocês.

Também, 2013, quero que a energia emanada pelas pessoas que tem luz sirvam para, em parceria com a minha energia, iluminar todos os caminhos. Os meus, os seus, os nossos. Quero, Novo Ano, que você me ajude a ser mais solícito, mais compreensivo, mais obstinado. Que eu não seja uma pessoa má e insensível. Quero também, que a humanidade melhore. Ah, que bom será quando isso acontecer.

Sem exagerar nos meus quereres, gostaria que você, oh, novo ciclo, fizesse com que as pessoas descobrissem que Deus é amor, não é punição nem escravidão. E também não é surdo... Que a sociedade aprenda, definitivamente, que a fraternidade, a paz, a caridade, o respeito e a gentileza, são pilares essenciais na construção do caráter social de um povo. Que as numerosas manifestações de condição sexual, de religiosidade, de períodos festivos, também estivessem presentes na defesa dos direitos dos animais, na defesa do ensino público de qualidade, na exigência de saneamento básico e saúde para todos, sem distinção. Que também, as pessoas se interessem pela política oxigenando o nosso cenário e eliminando aqueles que nada fazem em prol da cidade, do lugar em que moramos. Quero que a juventude tão bem antenada com as novas mídias e suas redes sociais, exijam moralidade e respeito com o dinheiro público. Não esquece, 2013, que só a cultura e a educação transformarão nossa sociedade pra melhor, e isso já seria um bom começo.

Por fim, quero que a prática da leitura seja ampliada por todos os quadrantes de meu Estado, fazendo com que, depois de tanto lerem, descubram o poder do questionamento. Basta isso, novo ano. Quem lê, aprende a interpretar. Quem interpreta, aprende a falar, ouvir e escrever. Quem sabe isso, aprende a pensar... Aprendendo a pensar, a sociedade muda e melhora.

Fique a vontade, 2013. O ano é seu. Façamos desses próximos 12 meses, a construção de dias melhores, para o bem de todos os homens e mulheres de meu país.

"Por detrás da Alegria e do Riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas, por detrás do Sofrimento, há sempre Sofrimento. Ao contrário do Prazer , a Dor não tem máscaras." Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...