sábado, 3 de março de 2012

A mentira é amante legítima da prepotência e esposa fiel da arrogância.

Nesses dias a vida me mostrou alguns fatos que, vez ou outra, nós somos forçados a enxergar. Sou bem tolerante, relevo, até ignoro quando sou magoado. Mas não esqueço... Isso é uma virtude do Escorpiano. Ele não esquece.


Decepções sempre farão parte de nosso cotidiano, não é algo extemporâneo. A maneira de lidar com isso é que se diferencia em cada individuo. E não adianta estimular interrogações acerca do tema, elas são desnecessárias. As pessoas que machucam por muitas vezes agem intempestivamente, baseadas em sua própria arrogância. E existe um provérbio Judaico que ilustra bem isso: “A arrogância é o reino sem a coroa”.

A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira”. É um belo provérbio Árabe. Martin Luther King também já vaticinou: “No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”. Ou seja, belas afirmações de homens e nações milenares provam qual mesquinho é o homem que decepciona... Mas e quanto a nós, que por tantas vezes somos vítimas e também algozes das decepções? Confúcio registrou que “Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade”, e desta forma que acredito começar a enxergar os outros... Amizade é doação, é respeito, é solidariedade, mas também é educação. Na amizade a única coisa que não é admitida é a mentira. Portanto, se a arrogância e a prepotência passeiam sobre vossos círculos de amizade, tenha atenção redobrada: A mentira é amante legítima da prepotência e esposa fiel da arrogância.


Um comentário:

Cleide Aranda disse...

Fiquei a pensar...será que seria meso uma qualidade do escorpião, nao esquecer, tbm sou escorpiana e sinto isso como um defeito, as vezes as coisas que me fazem perde o peso, ou seja não vejo mais como uma coisa do mal, mas tbm não esqueço. Gosto muito de ler o que vc escreve...

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...