sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Visionário do São Francisco.

Muita gente rotula Petrolina como obra de um homem só. Todavia, esquecem que Dom Antonio Maria Malan de fato foi um dos mais importantes pilares do progresso hoje vivido por Petrolina.

Ele, ao chegar nos grotões sertanejos, encontrou uma Petrolina com poucos mais de 3000 habitantes. Árida. Pobre. Esquecida.

Ao ver toda aquela terra tórrida, enxugando o rosto do suor que teimava em rolar a face, vislumbrou: Contruam a Casa do Senhor e ao redor dela tudo que se fizer prosperará (SIC)...
Foi amigo de minha família, sendo compadre de meu avô Maneca de Souza Dias, batizando alguns de seus filhos. (Aliás vovô era chegada em dar filho pra Igreja. Nailê pra Dom Avelar. Tontõe para Nossa Senhora. Evanira pra Padre Honório. E por ai vai... Sem contar minha Tia-avó, Maria Dias, que batizou Malan Cancão (Malan Sanvalle) em homenagem ao Bispo).
Dom Malam viu muitas mudanças nessa terra. Porém, faleceu sem ver a Petrolina Pujante e pré-contemporânea.


Ta aí. Eis a Casa do Senhor. E depois dela, a Petrolina do São Francisco, começara engantinhar seus largos e fortes passos ao progresso. A Califórnia Brasileira.

Um comentário:

Raimundo Nonato Martins Junior disse...

Ai de nós se não fosse o desejo ardente deste homem. Sem ele Petrolina com certeza não seria o que é hoje.

Sou o que me convém ser...

Sou o que me convém ser...